quarta-feira, 31 de maio de 2017

Fazer o bem!

Teatro Mariana

Relatos da tragédia de Mariana viram peça na Estação Satyros

'Hotel Mariana' reúne histórias sobre o desastre que matou 19 pessoas em Minas Gerais, em 2015


27/04/2017  12:17 | Atualizado: 27/04/2017  12:18
 

domingo, 28 de maio de 2017


Não só o impacto ambiental abalou a cidade de Mariana, o impacto econômico também prejudicou toda a população da região...

 http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Ate-quando-seremos-refens-da-Vale/?gclid=CjsKDwjw6qnJBRDpoonDwLSeZhIkAIpTR8Jt3O4qeP0emcrB8bjPx35rh53AIyhaJ2qQx-TRm5GQGgIINPD_BwE
"O silêncio no que restou de Bento Rodrigues é quebrado apenas pelo canto de alguns pássaros e pelo sobrevoar de moscas, muitas moscas. Elas são atraídas pelos alimentos que apodrecem em comércios e casas dos moradores, intocados desde que a lama soterrou o vilarejo de cerca de 600 habitantes. "                            



http://especiais.g1.globo.com/minas-gerais/2015/desastre-ambiental-em-mariana/a-vida-apos-a-lama/

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Após um ano do rompimento da barragem no Cabo de São Roque um distrito de grande importância na Cidade de Mariana, vestígios da catástrofe respinga não somente nas paisagens;  impacta também  na economia do Município, Estado e também país.
Veja na matéria do JORNAL DA TV VITÓRIA.


quarta-feira, 24 de maio de 2017

O mundo está chorando pelos cantos.
A sede está barrenta e o Rio Doce ficou amargo.
O som da bomba parou corações e partiu vários em todo o mundo.
As ondas do mar fizeram uma criança dormir eternamente, mas a guerra ainda continua viva.
Guerra por tudo, guerra por nada, guerreando pela paz, matando pela vida, cada um por um ideal sem lógica.
Vejo seres pensantes agindo como irracionais.
Qual a cura para dor do mundo?
 
Lais Rosa e Sinail Junior

JWPapa
(https://pensador.uol.com.br/poemas_para_mariana/2) acesso em 22/05/2017
http://brasilescola.uol.com.br/biologia/impactos-ambientais-acidente-mariana-mg.htm

segunda-feira, 22 de maio de 2017

MUITAS SÃO AS ESPECULAÇÕES, MAS SÓ DE UMA COISA SEMPRE TEREMOS CERTEZA: NO FIM DE TUDO A POPULAÇÃO DE MARIANA FOI A MAIS PREJUDICADA COM O DESATRE, POIS OS QUE LUCRAVAM COM A EXPLORAÇÃO DE MINERIO QUE ESTAVA ACABANDO COM O MEIO AMBIENTE LOCAL, AGORA LUCRAM COM A REPERCUSSÃO DA TRAGÉDIA... 

http://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2017/03/rio-doce-estava-quase-morto-entes-da-tragedia-em-marina-diz-ambientalistas.html

ATÉ QUANDO SACRIFICAREMOS VIDAS SÓ PENSANDO NA GANÂNCIA, NO BEM ESTAR DE POUCOS? MARIANA É SÓ MAIS UM DOS EXEMPLOS DA CORRUPÇÃO E EGOÍSMO DE NOSSOS GOVERNANTES.

domingo, 21 de maio de 2017

EU JÁ SABIA

Boa noite meninas, observem esse Poema de Carlos Drummond de Andrade, escrito a 31 anos atrás, parece que ele estava adivinhando essa tragédia.

LEVANDO PARA A SALA DE AULA O CONHECIMENTO

Olá meninas, os vídeos clips,músicas, imagens, reportagem que postamos até hoje, sendo um material  muito bom e enriquecedor para trabalhar com alunos em qualquer faixa etárias e séries, através desse material colhido até agora podemos trabalhar a interdisciplinaridade nas disciplinas:
Em Português= Oralidade, visualidade, leitura, interpretação de texto , a escrita e outros.
Matemática= Dados através de gráficos, sequência numéricas, tempo, hora, mês, dias, etc.
Ciências= trabalhar o meio ambiente, desequilíbrio do eco sistema, as doenças, etc.
História= A  história de Mariana, Os fatos históricos, antes e depois, A desigualdade, entre outros.
Geografia= Trabalhar o espaço afetado, A economia, A degradação e erosão, O  sócio econômico,

A  Interdisciplinaridade poderá enriquecer os conhecimentos dos nossos aluno  que  irão desenvolver habilidades e competências necessárias  para poder atuar de forma crítica e positiva  nesta sociedade  globalizada. 

CIDADE DE MARIANA 'ANTES E DEPOIS' DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM

Esse vídeo  que estarei colocando no Blog fala exatamente  como era a cidade de Mariana, linda,cheia de charme com suas arquiteturas coloniais e cheia de vida, e também mostra como hoje está, onde a dor, o desespero, e o cheiro da morte se espalha aonde quer que vá.
Triste muito triste...

CHORA RIO DOCE - JOSUÉ CAMPOS - O Desastre de Mariana


sexta-feira, 19 de maio de 2017

BENTO RODRIGUES CHORA A PERDA DE SUA HISTÓRIA



                                       A capelinha de São Bento do século XVIII 

 Mariana foi a primeira Capital da Capitania das Minas Gerais, sendo uma das preciosidades histórica do Estado de Minas Gerais, com suas casa e igrejas dos séculos XVII e XVII possuindo assim belezas e histórias por toda região. Nessa cidade encontra-se o distrito de Bento Rodrigues que faz parte dessa cidade maravilhosa, Bento Rodrigues foi completamente devastado com a tragédia de Mariana com as barragens rompidas da mineradora Samarco, que destruiu esse pequeno distrito.
  Um distrito que nasceu no século 18 com a extração de minérios que na época era uma das atividades econômicas do nosso país. E nessa época nasceu junto a Igrejinha de São Bento, sendo um dos mais importantes bens históricos e culturais da região, hoje encontra-se totalmente soterrada.
  Por mais que fosse um ponto turístico pouco explorado em Bento Rodrigues havia uma arquitetura colonial e lindas cachoeiras fazendo com que tivesse um grande potencial para o turismo. Sendo um distrito com atividades econômicas que dependia da agricultura familiar em sua maioria, mais mesmo assim tendo a Samarco como a grande geradora de empregos.
    Bento Rodrigues nasceu por causa da atividade mineradora e também acabou por causa dela, e as belezas que ali havia foram perdidas em um mar de lamas, deixando para trás tristezas, mortes e destruição.  

Hoje  como se encontra A capelinha de São Bento 

Estrada Real #08 - Mariana (Minas Gerais)



MARIANA UMA CIDADE HISTÓRICA,


quarta-feira, 17 de maio de 2017

O PATRIMÔNIO HISTÓRICO SENDO DESTRUIDO

Em 2015 com a tragédia de Mariana,a população perdeu seu patrimônio histórico em um  piscar de olhos,devido a imprudência do Estado que já havia sido alertado sobre o fato ocorrido.

A CIDADE DE MARIANA ANTES E APÓS A CATÁSTROFE


O CLAMOR POR MARIANA

Pude ver o videoclipe e realmente é como um desabafo da população das cidades que foram atingidas, lembrando ao povo brasileiro o ocorrido e fazendo com que não caia no esquecimento. Sendo um canal de informação, o vídeo  tem a participação de vários artistas, jogadores de futebol. E o mais legal é que o dinheiro que tem sido arrecadado vai ser revertido para as vítimas dessa enorme tragédia.
Peço a todos que visualizem o vídeo no Youtube, pois a cada visualização está sendo gerada uma doação.
Como brasileiros devemos nos unir nessa causa, pois esse ocorrido não atinge somente os cidadãos dessas localidades ,mas,sim o país como um todo.

Música com a realidade de Mariana

A população  brasileira se torna unida quando acontece algo deste porte.
Parabéns aos autores da música e a  todos aqueles que  se comoveram e de alguma forma tentaram ajudar a população de Mariana.
Muito interessante ,pois fala tanto sobre o  devastamento da flora  e da fauna quanto da perda de identidade desta população,visto que da noite para o dia perderam seus entes queridos e suas identidades culturais pois a cidade ficou devastada .
Resta para esta população somente a memória de como era a cidade de Mariana e a vontade e garra 
para reconstruir-la.

terça-feira, 16 de maio de 2017

Música com a realidade de Mariana

 Esse vídeo mostra a grande realidade do povo de Mariana, com a tragédia  ocorrida desde 2015. Vários famosos  brasileiros prestaram solidariedade a esse povo sofrido que viram sua cidade ser totalmente destruída por negligência. Esse vídeo já tem mais de 276 mil visualizações no Youtube, a letra da música relata a destruição do Rio Doce, fauna e flora de toda essa região, além das perdas materiais e principalmente das vidas perdidas.

CACIMBA DE MÁGOA (Official Video) FALAMANSA & GABRIEL O PENSADOR